sábado, 12 de setembro de 2015

5º dia.

Chegou o final de semana, e as crises de abstinência não se confirmaram. No entanto, descobri hoje que o mundo vegano pode ter um lado nada saudável. E então comecei a me questionar sobre o porquê disso tudo, desses 28 dias, desse desafio.  Na verdade, existem muitos porquês, e isoladamente, não sei se me convencem. Eu preciso buscar mais informações e argumentos sobre cada um deles, para compreender bem suas legitimidades.

O respeito aos animais é bem interessante, a questão dos gases estufa do gado, que apesar de engraçada, é séria, e a extensão de terras dedicadas ao cultivo de grãos para a alimentação de animais para abate e produção de alimentos é algo que, a priori, me parece meio insano.

Hoje, porém, após ter aproveitado as gordices da alimentação vegana, não me senti satisfeito. Pelo contrário, me senti como se tivesse traído o desafio. E agora, refletindo um pouco, acredito que essa sensação seja porque quando me decidi pelo desafio, eu estava tão confuso e entorpecido pelos porquês que justificam uma alimentação vegana, que acabei não percebendo que o "porquê" que mais me motivou, e se sobrepôs aos outros, na verdade, não era um deles. 

Eu estava, na verdade, buscando uma mudança de vida. E isso incluía duas coisas:

1 - Adotar uma dieta saudável de forma definitiva, seguindo teorias de nutrição que mais se adequariam a minha personalidade.

2 - Ser capaz de diminuir meu consumo de comida em busca de prazer imediato. Sou uma pessoa pouco consumista em geral, mas no que diz respeito à comida e entretenimento, acabo consumindo muito mais do que deveria, por meio de um comportamento compulsivo que a longo prazo pode destruir a saúde e me afastar de atividades mais produtivas.

Só que a alimentação vegana me pareceu um ótimo caminho para esses objetivos. Mas se for pra fazer gordice, e enfiar um pé na jaca enquanto, com o outro, chutar o pau da barraca, não sei se vou preferir um brownie com 5 colheres de sopa de óleo, em vez de 200g de manteiga, só para evitar gordura animal. É preciso confirmar um ganho nutricional.

Mas há de se fazer uma observação aqui. Tenho alergia à lactose. E não posso negar que a rinite e a dor de barriga constante estão ausentes da minha vida desde o segundo dia do desafio. 

O almoço hoje foi no Restaurante Refeitório Orgânico, na 19 de fevereiro, em Botafogo. Um buffet vegano liberado que eu não sei se gosto, mas de tempos em tempos, tenho vontade de revisitá-lo. Hoje, no entanto, exagerei na fritura, e foi exatamente o que me fez sentir como se nada nesse desafio fizesse sentido.


O jantar já foi bem melhor. Pão Sírio integral com duas fatias de abacate, Shitake no azeite com pimenta do reino fresca, e cebola quase caramelizada, que ficou uma delícia viu. De sobremesa, abacaxi e atemoia. Uma fruta não tem nada a ver com a outra, mas quer saber, tava delícia.


Beijo pra quem leu.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial